No próximo domingo (13), será comemorado o Dia das Mães. Para o comércio, é uma das datas mais esperadas, podendo ser comparada somente com o Natal. A data é marcante e muito importante para todos, pois as mães são um símbolo de amor e de elo familiar. Neste sentido, o comércio se prepara para que as vendas superem as de anos anteriores.
Com o comércio aquecido e pessoas dispostas a comprar, a superintendente do Procon Contagem, Rariúcha Amarante Braga, destaca que para presentear a homenageada, é preciso ter alguns cuidados e estar ciente dos direitos e deveres. “Não deixe a emoção dominar. Evite compras por impulso, pesquise e compare os preços”, alerta ela.
A seguir alguns cuidados:
• Para quem optar por um almoço, lembre-se que não é obrigatória à taxa de 10%, cobrada pela maioria dos estabelecimentos, assim como não existe consumação mínima e nem cobrança pela comanda.
• É proibido exigir valor mínimo para compras com cartões de crédito ou débito, prática que alguns estabelecimentos vêm adotando.
• Produtos na vitrine devem conter informação do preço à vista e a prazo, além do preço total, para que o consumidor possa escolher a melhor forma de pagamento, lembrando que sempre é possível aquele desconto nas compras à vista.
• Nas compras pela internet, telefone ou fora dos estabelecimentos, o Consumidor tem até 7(sete) dias, após a entrega, para desistir da compra.
• O comerciante só é obrigado a trocar os produtos com defeitos. O Código de Defesa do Consumidor não obriga a troca por cor, tamanho ou gosto. O comércio que troca, o faz por liberalidade. Na dúvida, peça por escrito as condições de troca.
• O prazo para reclamação é de 30 dias para produtos não duráveis e de 90 dias para duráveis.
• Exija sempre a nota fiscal, ela é a principal ferramenta na defesa dos seus direitos.